Chapada dos Veadeiros



A região conhecida como Chapada dos Veadeiros fica no estado brasileiro de Goiás e recebeu este nome devido aos caçadores do veado-campeiro, uma espécie típica da região. Antes habitada por índios Ava Canoeiros, Crixás e Goyazes, os Bandeirantes chegaram à região no final do Século XVI, mas a ocupação se deu mais de 100 anos depois, com a chegada de outras missões e de aventureiros em busca do ouro encontrado nos riachos da região.

Por estar localizada na região mais alta de Goiás, possui um clima diferente em virtude da sua altitude e a vegetação também se mostra bastante diversificada, com matas ciliares, campos cerrados e florestas de galeria.

Além da paisagem formada por acidentes geográficos incríveis, a Chapada dos Veadeiros possui riquezas naturais impactantes. A rica diversidade da região abriga animais como o lobo-guará, veado-campeiro, ema, mais de 1000 espécies de borboletas e o raríssimo pato-mergulhão, que faz da região um ponto da sua rota. Na vegetação destacam-se mais de 400 espécies de arbustos e pelo menos 30 espécies de orquídeas. Uma viagem fotográfica.

Texto desenvolvido para Ambiental Expedições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário